You Are Viewing

Mata-Mata

REGRA DO JOGO MATA-MATA

Este jogo não é praticado oficialmente, por encontrar diversas vezes pessoas jogando este jogo em bares, “snooker” bares e clubes, procurei redigir o mais fielmente este jogo, tentando desta forma iniciar uma padronização, uma vez que não existe nenhuma regra oficial ou ainda a prática dessa modalidade em campeonatos.

O JOGO

1. As partidas conterão no mínimo 2 (dois) jogadores, podendo chegar ao máximo de 15 (quinze), que usarão as bolas numeradas utilizadas no jogo Bola Oito. 2. Abola de menor valor numérico, no caso a 1 (um) será colocada no ponto correspondente ao da bola branca (“tacadeira” no jogo Bola Oito) ou no lugar onde ficaria a bola 7 (sete do jogo de sinuca). 3. A finalidade da partida é encaçapar todas as bolas que participarem do jogo. 4. Ocorrerá um sorteio para determinar com que bola cada jogador jogará, utilizando a bola atribuída no sorteio como “tacadeira”, para extinguir às demais bolas. 5 Encaçapando a primeira bola, ou seja, a da vez, sempre dará início a encaçapar a mais próxima da sua bola, cada bola encaçapada é uma vitória, diferente do jogo de vida que são atribuídas vidas pra cada jogador. 6. A seqüência será da bola de maior valor numérico jogar na de menor, com exceção da 1 (um) que jogará na maior de todas que estiverem jogando. 7. As bolas sairão de qualquer lugar do semicírculo, com exceção da 1 (um) que não jogará do semicírculo, pois estará no ponto determinado, na primeira vez em que jogar. 8. Quando for a qualquer momento encaçapada uma bola, esta terá de avisar seu antecessor de seu retorno para não possuir vantagem indevida sobre os demais. 9. É permitido, desde que seja jogado na bola lícita, encaçapar quantas bolas forem possíveis.

 

DA SAÍDA

1.Para a saída a bola 1 (um) será colocada em sua respectiva marca. A bola tacadeira ficará em situação de “bola na mão”, podendo ser colocada em qualquer ponto sobre e/ou limitado pelo semicírculo “D”.

 

DA SINUCA

1. Considera-se como em situação de sinuca total quando o jogador está impedido de atingir direta e naturalmente, porém qualquer bola a frente que obstrua a tacada poderá ser removida, contudo deverá ser marcado o respectivo lugar da bola retirada para que possa retorná-la a mesa. 2.Em caso de sinuca de bico o jogador poderá mover sua bola até que possa atingir de forma natural, porém sem poder encaçapar a mesma. 3.Caso ocorra de qualquer bola permanecer sobre a marca de qualquer bola que foi retirada para a tacada à bola que foi removida irá para o ponto mais próximo não ocupado, e se todos os pontos estiverem ocupados irá para o lado superior direito do ponto mais próximo desocupado olhando do lado que se da a saída.

 

AS FALTAS

1. As situações seguintes serão consideradas como faltas, ou seja, cada falta corresponde a uma vida. a. Encaçapar a bola branca (“Suicidar-se”), ainda se for encaçapada a bola válida no momento do suicídio, a bola encaçapada retornará o jogo e não será penalizada jogando na sua vez do semicírculo. b. Quando lançada a tacadeira não acertar a bola correta. c. Dar mais de um toque na bola branca (“bitoque”). d. “Conduzir” a tacadeira, quando esta não estiver “colada” à bola visada (“carretão”). e. Jogar qualquer bola fora do campo de jogo, lembrando que quando a bola, que não seja a tacadeira, sair para fora do campo de jogo, esta não será penalizada e retornará a jogar na sua vez do semicírculo. f. Jogar com bola errada. g. Jogar com qualquer parte do taco que não seja a sua ponteira. h. Jogar sem ter contato com o chão. i. Jogar com qualquer bola ainda em movimento. j. Jogar com a tacadeira fora do semi círculo “D”, após estar “na mão”. l. Tocar indevidamente em qualquer bola, de qualquer forma que não seja por um toque lícito da sola do taco.

 

DO TÉRMINO DO JOGO

1. O jogo é encerrado quando todas as bolas forem sendo encaçapadas e os jogadores não desejarem retornar a partida, ou seja, este jogo não possui fim, fica a critério dos jogadores e fim do jogo.